sexta-feira, 9 de março de 2018

''Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças''


3º Semana da Quaresma - Sexta-feira 
Primeira Leitura (Os 14,2-10) 
Responsório (Sl 80,6-17) 
Evangelho (Mc 12,28b-34) 

Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe. (Mc 12, 29-31) 
Todos os preceitos cristãos se resumem nestes dois: o amor a Deus e ao próximo. Todavia, não basta apenas amar a Deus, é preciso amá-lo sobre todas as coisas, com todo o coração, com toda alma e todo o entendimento. Em nosso país, em nossas paróquias, vemos muita gente que de fato ama a Deus, mas um amor morno, moderado, que convive e compete com diversos outros amores. Isso não basta! É preciso viver a radicalidade do mandamento, é preciso que coloquemos toda nossa energia, inteligência e esforço a serviço de Deus, que busquemos conhecê-lo cada vez mais, que toda nossa vida se ordene a Ele e para Ele! 

Quanto tempo tem o leitor gasto nas coisas de Deus? Tem rezado o suficiente? Tem estudado Seus preceitos? Tem se empenhado que toda sua vida comum e cotidiana encontre o seu sentido último na Cruz do Redentor? 

E a consequência do amor a Deus, é o amor ao próximo. É por amor a Deus que nos colocamos a serviço do irmão, que suportamos suas falhas, toleramos suas injustiças. Observemos a vida dos santos, quanto mais inflamados no amor a Deus, tanto mais cresciam no amor e serviço ao próximo, sobretudo aos mais pobres e necessitados. 

Peçamos a Deus a graça de viver a radicalidade do amor. 

***

Hoje também é dia de Santa Francisca Romana, grande mística cristã que recebeu incríveis revelações a respeito das realidades invisíveis e sobrenaturais. Meu amigo Augusto Pola Júnior gravou um programa comentando algumas destas visões, confira abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário