sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

''Shema Yisrael!''


5ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira
Primeira Leitura (1Rs 11,29-32; 12,19)
Responsório (Sl 80)
Evangelho (Mc 7,31-37)

Cristo toma o surdo mudo, afasta-se com ele da multidão, e então “Efatá!”; abre-lhe seus ouvidos, solta sua língua. Assim acontece conosco no santo Batismo, onde recebemos a vida na graça, e temos nossos ouvidos abertos para escutar a Palavra do Senhor, e nossa língua solta para proclamá-la. Mas, para que vivamos tal graça, temos de afastarmo-nos da mentalidade mundana, apartarmo-nos da multidão.

Na primeira leitura vemos as consequências advindas do pecado daqueles que, mesmo recebendo a Palavra do Senhor, escolhem ignorá-la, fecham voluntariamente seus ouvidos. Foi o pecado de Salomão, sua traição prestando culto a deuses estranhos, que ocasionou a divisão do antigo Israel. Diz-nos o Senhor no salmo:
No entanto, meu povo não ouviu minha voz, Israel não me quis obedecer.
Por isso, os abandonei a dureza de seus corações!
Oh, se meu povo me tivesse ouvido, se Israel andasse em meus caminhos!
Eu teria logo derrotado seus inimigos, e desceria minha mão sobre seus adversários!”
(Sl 80(81), 12-15)
É Igreja hoje o novo Israel, somos nós o povo de Deus! Escutemos pois Sua Palavra, não fechemos o coração a Sua voz! Procuremos discernir Sua vontade na meditação das Sagradas Escrituras, na Liturgia da Palavra durante a Santa Missa, e no íntimo de nossa alma durante nossas orações; e então, andando por Seus caminhos, seremos salvos, e nossos inimigos derrotados e humilhados.

Shema Yisrael!

Nenhum comentário:

Postar um comentário