quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Reflexões da Sagrada Escritura: Pobre Verme


2ª Semana do Advento - Quinta-feira
Primeira Leitura (Is 41,13-20)
Responsório (Sl 144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab (R. 8))
Evangelho (Mt 11,11-15)

1. É-nos dito hoje na primeira leitura: <Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei. Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. (Is 41, 13-14)>; é bem essa a condição humana, de um pobre verme, um vermezinho...Somos fracos e limitados, todavia se o Senhor estiver conosco, não temos o que temer, Ele será nossa força, nosso amparo, auxílio e proteção.

2. Já no Evangelho, lemos que o Reino dos Céus é dos violentos: <Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. (Mt 11, 12)>; esta violência,  esta combatividade cristã não é como a dos maometanos que estão dispostos a matar por sua falsa religião, mas é antes a violência dos santos e mártires que estão dispostos a morrer pela Verdadeira Religião. A violência de moldar a si mesmo, de mortificar as paixões, de abandonar a vida de pecado, e dedicar-se ao Reino com toda inteligência, toda vontade, toda alma, todo coração.

A Fé Cristã não é para molengas!

Mas, se somos vermezinhos, como nos é dito na primeira leitura, de que forma podemos nós viver esta santa violência? Com o auxílio da graça! É Deus que nos tira de nossa mediocridade e faz-nos dignos de seu Reino. Imploremos ao Senhor o dom da Fortaleza.

São João Batista, ora pro nobis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário