quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Reflexões da Sagrada Escritura: Zelo para com o Templo


(25ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira 20/09/2017)
Primeira Leitura (Ag 1,1-8)
Responsório (Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R. 4a))
Evangelho (Lc 9,7-9)

Por meio do Profeta Ageu diz o Senhor na primeira leitura: "Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?" (Ag 1,4). A palavra dirigida antes aos israelitas também vale para nós: temos que zelar pelo Templo do Senhor.

Na escola meu professor babaquinha elogiava os protestantes e depreciava os católicos dizendo que os protestantes investiam o ouro, enquanto os católicos o usavam para enfeitar a suas igrejas. Os católicos é que estão certos, e não os protestantes idólatras do dinheiro. A casa do Senhor, o Templo, a Igreja, deve ser razão de grande zelo, cuidado e amor por parte dos fiéis. Que serviu o ouro dos protestantes usado em benefício próprio? Serviu para afagar suas vaidades e financiar viagens a Disneylândia. E o ouro dos católico? Este serve para a glória de Deus e a salvação das almas. 

Ainda hoje, tamanha beleza é a alegria dos pobres e instrumento da providência para inúmeras conversões. A beleza, a verdadeira beleza, está também a serviço do Reino, da glória de Deus e da salvação daqueles que O amam.

(No vídeo acima, imagens da belíssima igreja de São Francisco da Piedade, no Rio de Janeiro. Belíssimo templo edificado para a honra de Nosso Senhor Jesus Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário