domingo, 11 de junho de 2017

Serviço Concreto

Mais do que meros admiradores de Jesus, devemos ser seus discípulos. Por diversas vezes, já deve o leitor ter escutado em homilias e pregações sobre a necessidade de servir e obedecer ao Senhor. Ás vezes, porém, abstraímos demais as coisas, imaginamos que o serviço consiste na participação em alguma pastoral; ou, nestes tempos ideologizados, em uma luta política pelo triunfo das bandeiras da Igreja. São estas, sim, algumas formas de servir ao Senhor, formas muito dignas e meritórias, mas um tanto particulares e específicas. Em tempos de monarquia confessional, por exemplo, os fiéis leigos “comuns” não tinham nada que tratar de política, isso era coisa para reis e nobres (que bom era não? Hoje com a tal democracia temos a dor de cabeça de ter que brigar com esses infelizes que atacam os Mandamentos, a Lei de Deus e o bom senso).

Se alguns modos de serviço são específicos de determinados “onde” e “quando” ou mesmo variam conforme a vocação particular de cada um, há outras obras concretas e necessárias sempre, enquanto durar esse mundo que passa, exigidas de todos os cristãos sejam leigos ou clérigos. Essas obras serão levadas em grande conta no dia do juízo, como o próprio Cristo nos disse (Mt 25, 31-46); são elas as Obras de Misericórdia:
937) Quais são as boas obras de que se nos pedirá conta particular no dia do Juízo?
As boas obras de que se nos pedirá conta particular no dia do Juízo são as obras de misericórdia.

938) Que se entende por obra de misericórdia?
Obra de misericórdia é aquela com que se socorre o nosso próximo nas suas necessidades corporais ou espirituais.

939) Quantas são as obras de misericórdia?
As obras de misericórdia são catorze: sete corporais e sete espirituais, conforme são corporais ou espirituais as necessidades que se socorrem.

940) Quais são as obras de misericórdia corporais?
As obras de misericórdia corporais são:
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.

941) Quais são as obras de misericórdia espirituais?
As obras de misericórdia espirituais são:
1ª Dar bom conselho;
2º Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

Catecismo Maior de São Pio X; Parte V, Capítulo IV: Das obras de misericórdia.

Eis aí a indicação prática e concreta de como servir e agradar ao Senhor (além, é claro, da exigência de guardar e observar os mandamentos). Caso o leitor ainda tenha dúvidas quanto a sua vocação específica, sua função e carisma no Corpo Místico de Cristo que é a Igreja, comece pela prática destas obras; caso já tenha encontrado seu carisma, não descuide destas mesmas obras.

***

Para mais indicações sobre a forma concreta de se viver e praticar tais obras, dê uma olhada nesta interessante e instrutiva série de aulas de Dom José Falcão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário