domingo, 12 de fevereiro de 2017

Gigantes do Brasil: Os Capitalistas Tupiniquins


Já faz bastante tempo desde que assisti a série Gigantes da Indústria, do History Channel. Vanderbilt, Rockfeller, Carnegie, J.P. Morgan, Ford; os grandes capitalistas dos Estados Unidos em suas virtudes e vícios detalhadamente retratados. Na época gostei bastante, tanto pela qualidade artistica da produção, quanto pela qualidade e imparcialidade da narrativa, que mostrando as virtudes destes grandes figurões não fazia vista grossa aos seus vícios.



Pois bem, ontem assisti a “versão brasileira” da série: Gigantes do Brasil, que se propõe a retratar aspectos da vida dos grandes capitalistas que moldaram a história do Brasil. E quem são eles? Matarazzo, Farquhar, Martinelli e Guinle (senti falta do Barão de Mauá na lista, mas para quem se interessa pela história deste outro “gigante” brasileiro há um bom filme a respeito “Barão de Mauá, o Imperador”, apesar de não ser tão imparcial, caindo na romantização do personagem).



Nesta era capitalista, especialmente de crise econômica no Brasil, consumir esse tipo de entretenimento, além de um divertido passatempo, pode alimentar algumas boas ideias, e precaver-nos de alguns erros. A visão mais imparcial das citadas produções do History são interessante também por ajudar-nos a ver além dos esterótipos ideológicos (comuno-liberais) a respeito da figura do ''empresário''.

Fica então as indicações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário